A importância da água para a nossa pele

A importância da água para a nossa pele

 

A importância da água para a nossa pele

A importância da água para a nossa pele

O corpo humano é composto por 60% de água. Normalmente, os médicos recomendam que bebamos pelo menos dois litros de água por dia. Somente por estas duas razões, dá para perceber o quanto a água é importante . E, dentre todos os órgãos que necessitam de hidratação, o maior deles, a pele, também sente, e muito, a sua falta.

A pele é recoberta por um manto hidrolipídico, formado por água e ácidos graxos, responsável pela manutenção e lubrificação da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e diversos tipos de microorganismos, desempenhando uma função de barreira e proteção. Portanto, é fundamental conhecer os benefícios da água para manter a saúde da pele.

 

Importância de se beber água para a pele

Cuidar da pele é um processo que pode ser feito de fora para dentro, através do uso de produtos hidratantes, e também de dentro para fora, através da ingestão de muita  água . O consumo de dois litros de água por dia é fundamental para manter o equilíbrio do metabolismo do organismo. Ao respirar normalmente, uma pessoa gasta cerca de 500 mililitros de água por dia, e a sua ingestão é importante para que todos os órgãos funcionem sem problemas.

 

Banho em excesso faz mal a pele

Quando tomamos banho, removemos parte do manto hidrolipídico e, portanto, removemos a proteção natural da nossa pele, causando o seu ressecamento.

 

Como tomar banho corretamente

Tomar banho corretamente e pequenas mudanças de hábito fazem toda a diferença. Banhos muito quentes e prolongados, esfregar a pele com a esponja, uso de sabonetes e shampoos a base de amidas e sulfatos retiram a camada natural de proteção da pele, alterando o seu equilíbrio cutâneo natural e causando o ressecamento. Portanto, devemos evitar banhos muito quentes, usar sabonetes suaves e repor a água e a gordura removidas da pele.

 

Cuidados ao comprar sabonetes

Deve-se procurar usar sabonetes suaves, ou seja, que não tenham em sua composição amidas ou sulfatos, que são substâncias irritantes para a pele, que além de remover a gordura natural, afetam o equilíbrio da função barreira, deixando a pele ainda mais ressecada.

 

Melhores hidratantes cutâneos para cuidado da pele

Após o banho, é importante recompor o manto lipídico da pele, através da aplicação de hidratante  no corpo todo, que podem ser à base de glicerina ou a base de lipídeos (óleos vegetais) e silicones, que formam um filme protetor oclusivo sobre a pele, evitando que a água evapore, mantendo a pele hidratada. Existem também no mercado, produtos hidratantes que promovem o aumento dos canais de água, as aquaporinas, que são proteínas presentes na pele, responsáveis pelo transporte e circulação da água, proporcionado uma hidratação mais profunda.

 

Postar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *