Alimentos que Ajudam na Perda de Peso

Alimentos que Ajudam na Perda de Peso

Os Alimentos que ajudam na perda de peso são aqueles que além de se manter saudável, ajudam a aceleram o metabolismo, a queimar calorias, fortalecer o sistema imunológico e dar-lhe energia. Mas o melhor de tudo, existem alimentos que Ajudam na Perda de Peso e ainda melhora a saúde em geral.

Aveia:

 Esse é um alimento versátil e um dos mais importantes quando se fala em perda de peso.

Ele é um grande aliado do emagrecimento porque é nutritivo e rico em fibras solúveis, ou seja, fibras que ficam por mais tempo no aparelho digestivo e por isso oferecem saciedade por um período maior.

Além disso, no estômago as suas fibras se tornam um gel que atrai moléculas de gordura e de açúcar, ajudando a sua eliminação.

O índice glicêmico da aveia é baixo, uma vez que os seus carboidratos são absorvidos de forma mais lenta, evitando os picos de glicose no sangue, que como você já deve saber, são responsáveis por disparar o sinal para acúmulo de gordura no organismo, prejudicam a sensação de saciedade (você nunca se sente satisfeito ao comer), e ainda aumentam a sensação de fome.

Quinoa:

Também é outro alimento que oferece maior saciedade, mas nesse caso porque o seu metabolismo é mais lento. Não pode faltar em nenhuma lista de alimentos saudáveis.

Além de fibras e proteínas, conta com carboidratos, assim, é um alimento completo, mas com baixo índice glicêmico e uma opção para quem não pode comer glúten, pois não o possui.

A quinoa é muito rica em proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais que o organismo precisa, mas que o corpo humano não produz.

Nesse sentido, a proteína dessa semente é vista como um tipo completo, diferente de muitos outros alimentos de origem vegetal, que são deficientes em certos aminoácidos essenciais, como a lisina.

 Salmão:

É uma opção altamente proteica, além de ser um peixe muito saboroso.

Além das suas proteínas prolongarem a sensação de saciedade, esse peixe é isento de gorduras saturadas, bem como é uma importante fonte de ômega 3, que entre outros benefícios reduz o estresse e ajuda a memória e a concentração.

Sem contar que o próprio teor gorduroso do salmão ajuda na tão importante e decantada sensação de saciedade.

Ou seja, é “bate e entope”. Recuperar a saciedade é importantíssimo para comer menos no total, e assim, emagrecer.

Arroz integral:

Esse grande aliado do dia a dia combina com muitos pratos, mas ele está entre os alimentos que ajudam a emagrecer porque em apenas meia xícara do grão existe 1,7 g de amido resistente, ou seja, um carboidrato saudável, que colabora com o organismo na queima de gorduras.

Como você deve saber, a diferença entre o arroz integral e o arroz branco está no processamento, onde as partes que contém os melhores ingredientes do arroz integral são retiradas.

Dessa forma, o arroz integral é bem mais nutritivo que o branco, e quanto mais bem nutrido você está, menos você precisa comer, e mais você emagrece.

Feijão:

Quem diria que o feijão e o arroz do dia a dia ajudam a emagrecer, mas é isso mesmo, pois quem deve perder peso deve, acima de tudo, se alimentar bem. Presença garantida em qualquer lista de alimentos saudáveis.

Então, junto com o arroz integral nada melhor do que esse grão que é rico em fibra solúvel – aliado do prolongamento da sensação de saciedade.

A dica é variar e comer os mais diversos tipos de feijões, sendo que o vermelho é uma boa opção porque tem alta concentração de fibras e proteínas (mais de 5 g por porção).

Eles também são fonte de amido resistente, aquele que ajuda o metabolismo a queimar calorias.

O feijão branco, com o qual se podem fazer caldos e saladas também, tem em meia xícara em torno de 4 g de amido resistente.

Lentilha:

Um jeito saudável de substituir o feijão é com esse alimento que tem altos níveis de fibras e proteínas.

Além de fazer com que você demore mais a sentir fome, a lentilha ajuda na queima de gordura porque meia xícara sua conta com 3,4 g de amido resistente.

A lentilha é sem dúvida uma das melhores fontes vegetais de proteína, e nem preciso falar da importância desse aspecto na questão de garantir a saciedade.

Grão-de-bico:

Esse alimento é outro dos que ajudam a emagrecer, pois meia xícara de grão-de-bico tem 2 g de amido resistente.

E mais: esse grão que pode ser usado para saladas, caldos e para fazer homus é uma importante fonte de fibras, proteínas e gorduras saudáveis.

Brócolis:

Esse alimento tem baixo valor calórico, apenas 30 calorias por porção, além de prevenir câncer e combater o excesso de peso.

O brócolis é aquele alimento que deveria entrar nas refeições de todos os dias.

Banana:

Prefira ingerir a banana levemente verde, o que vai ajudar a emagrecer, pois os seus 12,5 g de amido aceleram o metabolismo, queimando gordura.

O nutriente cai para 5 g quando ela está madura.

A fruta também faz bem ao coração.

Abacate:

Esse é um dos alimentos mais ricos em gordura e das boas, aquelas que o corpo exige como é o caso do ácido oleico, fonte de gorduras monoinsaturadas que sacia a fome por horas.

Além de ser rico em proteínas e fibras, um quarto da fruta já é o suficiente para ajudar a derreter a gordura da barriga.

As gorduras do abacate contribuem para que seu organismo manifeste sinais de saciedade após a ingestão.

Laranja:

Traz grande saciedade a quem ingere as suas somente 59 calorias, além de se beneficiar com o seu grande nível de fibras.

E prefira a fruta inteira.

Nada de suco.

Um copo de suco de laranja vai te fazer ingerir uma bomba açucarada equivalente ao conteúdo de pelo menos umas 4 laranjas.

E sem as fibras.

Iogurte natural:

Está na lista dos alimentos que ajudam a emagrecer porque conta com as “bactérias do bem”, que colaboram com a flora intestinal.

Também é aliado na absorção de nutrientes, desincha e acelera o metabolismo.

Só, por favor, não adoce!

Queijo de cabra:

Fonte de ácido graxo que aumenta a saciedade, além de ser uma alternativa aos queijos gordos.

Uma fatia já é o suficiente para queimar mais gordura.