Alimentos Que Você Deve Evitar Durante a Gravidez

Alimentos Que Você Deve Evitar Durante a Gravidez

   A gravidez afeta seu sistema imunológico e, por isso, você e seu futuro bebê são mais suscetíveis às bactérias, vírus e parasitas que causam doenças e que podem ser transmitidas pela alimentação, como listeriose (que pode até causar aborto), toxoplasmose (parasitas transmitidos por gato que podem levar a um aborto espontâneo ou à morte do bebê no útero, além de poder provocar microcefalia, hidrocefalia  – excesso de líquido no cérebro – , problemas de visão ou em outros órgãos do bebê), salmonela (que podem causar diarreia, vômito, náuseas intensas e outros sintomas), coliformes (podem trazer resultados desagradáveis, como uma gastrenterite, por exemplo, ou ser mais brandas ou muito mais graves a depender do grau de contaminação), dentre outros problemas bem sérios.

Então fuja desses males e evite comer os alimentos abaixo sem as devidas cautelas!

Carne crua

Os frutos do mar não cozidos e carne ou aves mal cozidas não devem ser consumidas devido ao risco de contaminação por bactérias coliformes, toxoplasmose e salmonelas.

Sushi

Preste atenção aos peixes! Alguns peixes podem ter altos níveis de mercúrio, que está associado a atrasos no desenvolvimento motor e cerebral dos bebês, como tubarão, peixe-espada e cavala.

O atum enlatado tem menor quantidade de mercúrio do que o atum natural, mas ainda assim só consuma peixes com moderação.

Crustáceos crus devem ser evitados durante a gravidez. A maioria das doenças causadas por frutos do mar é causada por marisco mal cozido, que inclui ostras, mariscos e mexilhões. Cozinhar esses crustáceos ajuda a prevenir alguns tipos de infecção. Na dúvida, não coma.

Ovos crus

Ovos crus ou quaisquer alimentos que contêm ovos crus devem ser evitados devido à potencial exposição à salmonela. Sobremesas, maioneses caseiras, cremes, molhos, fio de ovos, gemada…evite!

Os restaurantes devem usar ovos pasteurizados em qualquer receita feita com ovos crus, como molho holandês ou molhos.

Queijos macios e leite não pasteurizado

Queijos como brie, camembert, roquefort, feta, gorgonzola e queijos branco e fresco não são pasteurizados e podem causar doenças. O mesmo para o leite! Aposte em leites que vêm em embalagens TetraPak.

Cafeína

Ingira cafeína moderadamente durante a gravidez. Evite a cafeína durante o primeiro trimestre para reduzir a probabilidade de um aborto, parto prematuro ou baixo peso do bebê.

Como regra geral, a cafeína deve ser limitada a menos de 200 mg por dia durante a gravidez. A cafeína é um diurético, o que significa que ela ajuda a eliminar os líquidos do corpo, o que pode resultar em perda de água e cálcio. Melhor tomar a boa e “velha” amiga água, sucos e leite ao invés de bebidas que contenham cafeína.

Álcool

Álcool ser evitado durante a gravidez. Se você está pensando em beber “só um pouquinho” saiba que não existe quantidade de álcool segura para grávidas.  A exposição do feto ao álcool pode interferir no desenvolvimento saudável deste. Dependendo da quantidade, tempo e padrão de uso, o consumo de álcool durante a gravidez pode levar a Síndrome Alcoólica Fetal (que são danos físicos e mentais causados a uma criança devido à exposição ao álcool enquanto ainda estava no útero da mãe ou outros transtornos do desenvolvimento).

Se você consumiu álcool antes de saber que estava grávida, pare de beber agora mesmo!  E evite ingeri-lo durante toda a gestação.

Vegetais não lavados

Os vegetais não lavados devem ser evitados durante a gravidez. Os legumes são seguros e são parte necessária de uma dieta equilibrada. No entanto, é essencial para se certificar de que eles estão muito bem lavados para evitar a exposição potencial à toxoplasmose. A toxoplasmose pode contaminar o solo onde os vegetais foram cultivados.

Para as grávidas todo o cuidado com a alimentação é pouco. Então fique atenta aos alimentos que está ingerindo e pense na sua saúde e na saúde do seu bebê. Qualquer descuido pode acarretar problemas irreversíveis para o futuro dele.

Sabe de mais algum alimento que é proibido na gravidez? Ajude outras pessoas e compartilhe com a gente! Sua informação é valiosa para todos nós e pode ajudar alguém!