Aprenda como Fazer Refeições Congeladas Saudáveis e Deliciosas

Aprenda como Fazer Refeições Congeladas Saudáveis e Deliciosas

Marmitas congeladas podem ser feitas com qualidade e economia, possibilitando uma boa alimentação, tempo livre e qualidade de vida.

Já ouviu falar de refeições congeladas? São “marmitinhas” de comida caseira preparadas com alimentos saudáveis e que podem ser levadas para o trabalho e para qualquer lugar, basta descongelar e pronto!

Você deve estar pensando: “ah, não, comida congelada?! O que pode ter de saudável e gostoso nisso?” Muita coisa, pode acreditar! Não estamos falando de lasanha e outros congelados de mercado, até porque estes são alimentos industrializados e cheios de sódio e conservantes.

Comida boa e saudável é aquela que a gente conhece, caseira, de preferência da nossa própria cozinha. Fazendo o nosso marmitex, dá pra garantir qualidade, economia e tempo de sobra!

 E é exatamente isso que a gente precisa, né? Tempo pra trabalhar, cuidar da casa, filhos, cachorro, ir ao mercado, fazer comida… é muita coisa pra administrar! E depois de um dia longo, a única coisa que a gente quer é ter um tempo pra nós mesmos.

Mas invés de descansar, o que somos obrigados a fazer? Cozinhar. Mesmo pra quem ama a culinária e tem isso por hobby, ter que preparar as refeições todo dia quando está morto de cansaço não é legal.

E quando não damos conta de ir pro fogão, o jeito é pedir uma pizza ou lanche, opções nada saudáveis e nem sempre econômicas. Fast food é uma delícia, claro, mas todo dia não dá, né? Nem pro corpo nem pro bolso.

Maravilhoso seria poder se alimentar bem, barato e ainda sobrar tempo pra descansar. E por que não? Vem saber como!

 Os cuidados e preparativos antes de cozinhar

O objetivo é justamente otimizarmos o tempo, então, para começar, escolha um dia da semana em que você esteja mais livre, porque é ele que usaremos para cozinhar.

Você deve estar pensando novamente: “O quê? Vou usar meu único tempo livre para passar o dia na cozinha?!” Sim, mas vai valer a pena. São apenas algumas horas e, além disso, esse tempinho utilizado na folga vai acabar livrando um tempão durante a semana!

O primeiro passo é o planejamento. Toda execução sai bem feita quando é planejada, então na véspera ou antes do seu dia livre, monte o cardápio do que for cozinhar e já compre os itens necessários.

 Na véspera da preparação das marmitas, elabore o cardápio e faça uma lista dos itens que serão utilizados nas refeições

 Você pode até deixar tudo para o mesmo dia, mas é recomendável antecipar para que não sobrecarregue o seu dia livre e acabe o tornando ainda mais cansativo do que o previsto. Sabemos que preparar todas as refeições já dá um certo trabalho.

É importante saber o menu antes para não correr o risco de esquecer algum ingrediente na hora e ter que correr pro mercado. Seria um transtorno e queremos poupar tempo, não perder ainda mais, né?

Verduras e legumes novos também são recomendados porque quanto mais fresquinhos, mais saborosos.

Aliás, dá até pra fazer sua própria hortinha de temperos em casa, sabia? É simples, prático e não toma espaço. Um boa forma de ter suas hortaliças sempre à mão na hora de cozinhar! Você pode escolher quantas opções de mistura quiser, tudo depende do seu ânimo pra cozinhar. Uma boa sugestão é fazer ao menos duas opções distintas para não enjoar de comer a mesma coisa a semana inteira.

Para se inspirar e ajudar na escolha do cardápio, trouxemos algumas sugestões de combinações saudáveis e saborosas que podem ser feitas nas marmitas, olha só:

 Combinando elementos variados, é possível montar boas opções de refeições saudáveis. (Via: energienutrição)

 Um outro ponto fundamental é já pensar nos utensílios para o armazenamento da comida. Como o objetivo é congelar o conteúdo para várias refeições, é necessário ter vasilhas suficientes.

Verifique quantas serão necessárias para o congelamento. Por exemplo, se o alimento só será consumido no jantar por uma pessoa, será preciso fazer 5 porções (numa contagem de segunda a sexta). Se for almoço e jantar, mais 5 e assim vai.

Não obrigatoriamente as marmitas precisam ser consumidas todos os dias, então a quantidade fica a seu critério, certo?

Para o armazenamento, potes de vidro temperado com tampa são os ideais, esses do tipo Marinex, porque o vidro comum pode correr o risco de trincar em temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas.

Mas nada impede de utilizar potes de plástico e embalagens reutilizáveis. A única observação é que o plástico libera uma toxina chamada bisfenol quando é submetido calor intenso, como na hora de descongelar em micro-ondas, por exemplo. Então, procure invólucros livres dessa substância, ok? Há um selo no produto indicando, fique atento.

Com os cardápios escolhidos, ingredientes a postos e recipientes para armazenamento preparados, mãos à obra!