Benefícios da Batata doce para a saúde

Benefícios da Batata doce para a saúde

A batata doce é rica em fibras, fonte de ferro, vitaminas E, A e C e potássio. O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Nativo das Américas, este carboidrato é considerado “do bem”. Estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e, mesmo sendo mais calórica do que a inglesa, a batata doce ajuda a emagrecer. No Brasil, há quatro variedades: a batata-branca, angola ou terra-nova; amarela e roxa e avermelhada. Confira a seguir os benefícios da batata doce para a saúde.

Benefícios

Por seu baixo índice glicêmico, auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular;

Auxilia no controle da diabetes;

Fortalece o sistema imunológico por causa da sua quantidade de vitamina A;

Reduz o colesterol total;

Auxilia na digestão devido ao seu teor de fibras;

Ajuda a prevenir câncer;

Regula a pressão arterial;

Reduz cãibras;

Faz bem para a pele;

Fornece energia para o treino de musculação;

A vitamina A presente no tubérculo age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos e do tecido epitelial;

Auxilia na formação de colágeno;

Previne anemia.

É bom frisar que, embora tenha muitos benefícios e auxilie no emagrecimento, é importante dosar a quantidade de batata doce ingerida, porque em excesso e sem a prática de atividades físicas, ela pode engordar.

Como consumir?

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce é prepará-la cozida e com casca. Também pode ser assada ou consumida na forma de purê e de chips. Não é recomendado fritar, pois a fritura aumenta a gordura na batata doce, prejudicando a sua saúde. O sabor adocicado combina com canela, mel, coco e noz-moscada. O tubérculo pode substituir a batata-inglesa em pratos como sopa, bacalhoada, purê e salada.