Benefícios Do Farelo De Aveia Para O Emagrecimento

Benefícios Do Farelo De Aveia Para O Emagrecimento

Benefícios Do Farelo De Aveia Para O Emagrecimento

O farelo de aveia é, na verdade, a casca que envolve o grão. É separada do grão no processo de refino e, até pouco tempo atrás, não era utilizada, pois, eram conhecidos apenas os benefícios do grão. Hoje em dia, sabe-se que o farelo de aveia contém mais fibras que o grão, afinal, o farelo propriamente dito é um alimento 100% integral.
As responsáveis pela composição das fibras do farelo de aveia são os beta-glucanas.

Elas são um tipo de fibra solúvel que faz maravilhas ao nosso corpo, como por exemplo: diminui a absorção do colesterol; retarda a absorção das moléculas de glicose; estimula a imunidade do organismo; estimula a formação de células que proporcionam maior firmeza para a pele e também adia o envelhecimento celular como um todo.
O farelo de aveia também é rico em vitaminas e proteínas. Por ser rica em beta-glucanas, como visto anteriormente, suas fibras podem ser denominadas de fibras funcionais. Fibras funcionais são as que fazem com que o organismo melhore sua condição, seu funcionamento fornecendo mais saúde e bem-estar.

Benefícios do farelo de aveia para o emagrecimento

Fibras funcionais. Tem-se aqui seu principal e mais rico benefício para a saúde. As fibras do farelo de aveia possuem a capacidade de absorver 25% a mais de água o que proporciona a sensação de estômago cheio garantindo-lhe saciedade por mais tempo.

Melhora o funcionamento do intestino. As fibras, de modo geral, melhoram e muito o funcionamento do intestino. O bom funcionamento deste órgão é fundamental para quem quer emagrecer uma vez que eliminados os resíduos do corpo em tempo hábil o mesmo não irá absorvê-los e estocar o que não precisa.

Digestão mais lenta. Ao misturar o farelo de aveia em meio à alimentação, ele faz com que o organismo gaste mais calorias para digerir os alimentos. Também, faz com que a digestão fique mais lenta, desta forma, demorará mais tempo para o indivíduo sentir fome.

Outras dicas, curiosidades e benefícios do farelo de aveia

O farelo de aveia contém vitaminas, proteínas, cálcio, ferro e carboidratos. Todos estes elementos fazem bem á saúde e são requisitados pelas células do nosso corpo para que haja um equilíbrio e um bom desempenho do mesmo.

Uma colher de sopa, ou seja, 14 gramas de farelo de aveia irá formar um bolo alimentar de cerca de 370 gramas dentro do estômago.

É um cereal de sabor agradável e pode ser usado nas receitas de todos os tipos de massas, tais como: pães; salgadinhos; pizzas; biscoitos e bolos.

É o cereal mais fácil de encontrar. Desde supermercados a casas de produtos naturais e também em farmácias é possível encontrar um pacote de farelo de aveia.

É interessante consumir o produto cuja embalagem garante que se trata de um produto 100% de farelo de aveia e não misturado a outros ingredientes.

Proporciona a sensação de bem-estar. Por ser rica em proteínas, a aveia contém triptofano, este é um precursor da serotonina ou hormônio do prazer.

O farelo de aveia também contém vitamina B1. Esta auxilia no metabolismo do oxigênio. Dessa forma, auxilia nas funções cerebrais.

Além de poder ser usado para a fabricação de certas massas, ele pode ser consumido junto a comida; em vitaminas; misturados a sucos; iogurtes e no leite.

Comece a fazer o uso de farelo de aveia já. Sua saúde agradece e em pouco tempo sentirá bastante diferença em relação ao peso, disposição, atenção e concentração. São grandes os benefícios trazidos pelo farelo de aveia. É contra-indicado para as pessoas que não podem consumir glúten, pois o farelo possui este componente.

 

Postar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *