Bolo Recheado de Abacaxi e Creme de Côco

Bolo Recheado de Abacaxi e Creme de Côco

Recheio de Abacaxi:

1 abacaxi grande maduro (se gostar de um recheio com a fruta mais aparente, deixe alguns pedaços maiores)

1 copo (de requeijão) de água

1 copo (de requeijão) de açúcar (coloque menos se o abacaxi for doce)

suco de meio limão

Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo para apurar (até perder o aspecto “aquoso”). Vai escurecer um pouco e deve ficar parecido com geléia de abacaxi. Demora um tempinho…Deixe esfriar (pode colocar na geladeira enquanto o bolo assa).

Recheio de creme de côco (ou só de creme, como preferir):

1/2 litro de leite

1 lata de leite condensado

2 gemas

2 colheres (sopa) de maizena

um pacote de 50g de flocos de côco (opcional)

1/2 vidro de leite de côco (100 ml) – opcional também

5 gotas de essência de côco ou de baunilha

Faça um creme no fogo com todos os ingredientes, mexendo sempre para não empelotar, até que fique cremoso. Deixe esfriar antes de usar. Despeje em uma travessa e cubra com um plástico (coloque-o encostado no creme para não criar nata). Ponha na geladeira, pois é melhor usá-lo quando estiver durinho (para evitar escorrer do bolo).

Rende bastante! Usando o creme gelado, você consegue fazer duas camadas bem altas de recheio.

Pão-de-ló (receita da Otávia):

6 ovos

2 xícaras de açúcar

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de água

4 colheres de sopa de óleo (de soja ou milho)

1 colher de sopa de fermento em pó

Peneire a farinha de trigo com o fermento, e misture o óleo à água. Pré-aqueça o forno a 180°C.

Bata os ovos inteiros com o açúcar, até que fique muito claro, quase branco, e com bastante volume (bata de 7 a 10 minutos).

Abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e despeje a água com o óleo. Desligue a batedeira, e com o auxílio de uma espátula ou do fouet, misture aos poucos a farinha, com cuidado para não perder o volume. Coloque em uma forma untada e enfarinhada ou, de preferência, forrada com papel manteiga (25 centímetros de diâmetro, por exemplo) e leve ao forno até que esteja dourado e um palito, espetado no centro do bolo, saia limpo.

Espere esfriar pelo menos 10 minutos antes de desenformar. Apare as bordas escuras e aplaine o bolo com uma faca antes de rechear.

Calda para regar o pão-de-ló:

200 ml de leite de côco

1 copo de leite

1 colher de sopa de açúcar

Só misturar e regar. Fica o gosto forte do leite de côco.

Outra opção é usar guaraná ou a calda de uma lata de abacaxi em conserva (você pode usar o abacaxi para decorar); mais simples impossível.

Montagem:

Parta o seu pão-de-ló na transversal duas vezes, de modo que você tenha três andares de bolo e dois andares de recheio. Regue a base do pão-de-ló e coloque uma camada do doce de abacaxi e uma camada bem generosa do creme. Cubra com a parte do meio do pão-de-ló, regue de novo e repita os dois recheios. Termine com a última parte do pão-de-ló e regue finalmente.

Cobertura:

Opção 1: Confeite do modo que preferir.

Eu fui preguiçosa e usei um preparado em pó para marshmallow da marca “Duas Rodas Industrial” para o qual basta acrescentar água e bater durante 10 minutos (meio pacote de 500g foi suficiente para confeitar um bolo redondo de 25 cm). Pode ser encontrado em lojas especializadas em artigos para festas. Ficou muito gostoso, durinho e foi super fácil!

Opção 2: Para fazer o “bolo gelado”, faça uma cobertura com 2 claras em neve, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 lata de creme de leite sem soro, mexendo tudo suavemente. Espalhe sobre o bolo. Polvilhe côco ralado. Corte em pedaços, embrulhe-os e leve para gelar.