Como Ganhar Dinheiro Com Salgados

Como Ganhar Dinheiro Com Salgados

Salgadinhos são guloseimas super vendáveis, amadas pela grande maioria do povo brasileiro. Se você tem habilidades culinárias e está à procura de uma renda extra, fazer salgados para vender pode ser o pontapé inicial para seu sucesso financeiro.

 Vamos conferir algumas dicas que tornam um salgadeiro bem sucedido.

Estude Formas de Negócios e Receitas

Primeiro: estude. Mas estude mesmo.

Cursos de salgadinhos irão acrescentar muito a você, mesmo que já tenha experiência na área.

Na internet, há muitos cursos básicos gratuitos, e-books baratos, sem contar as vídeo-aulas disponíveis no YouTube. Participe de fóruns de culinária, a troca de conhecimentos nesses ambientes é muito valiosa.

Se você é hábil para preparar quitutes, mas não tem noções de empreendedorismo, procure os cursos gratuitos online do Sebrae.

Descubra que tipo de salgado você vai vender

Defina que tipo de salgado você vai preparar.

Os mais comuns são coxinhas, pasteizinhos (fritos ou assados), quibes, rissoles, entre outros. Há também os salgados finos, mais solicitados para casamentos e eventos empresariais (enroladinho de presunto, croquetes, empadinhas…).

Esteja atento ao comprar os ingredientes que serão utilizados. Pesquise bastante, para não gastar muito nas compras, mas não descuide da qualidade do que for comprar.

Não adianta comprar a farinha de trigo mais barata e depois fornecer ao cliente um salgado com a massa ‘duvidosa’.

Venda Primeiro Para Amigos e Vizinhos

Depois de testar e aprovar as receitas escolhidas, comece oferecendo os salgados na vizinhança, na sua escola/faculdade, para seus amigos..

As pessoas aprovarão seus salgados e os divulgarão para você. Nesse ínterim, prepare cartões de visita com os seus contatos e os distribua. É uma ótima maneira de se fazer conhecido.

Cuidados ao Se Vender na Rua

Se você quiser vender na rua, tenha sempre o máximo cuidado com sua aparência e higiene. Esteja impecável e apresente seus salgados sempre perfeitos.

E, para que você possa trabalhar tranquilamente, procure a Prefeitura Municipal de sua cidade e veja como obter autorização para vender em um ponto fixo – portas de escola, de repartições públicas, de igrejas etc.

 Saia da Informalidade

Procure, assim que for possível, legalizar seu negócio e sair da informalidade. Cadastrando-se como Microempreendedor Individual (MEI), você terá mais segurança profissional, poderá fornecer notas fiscais e contar com os benefícios do INSS, em casos de necessidade, tais como licença-maternidade, auxílio-doença, entre outros. Acesse o Portal do Empreendedor para saber mais.

 Ficando Gigante: Venda por Encomenda

Você pode também fornecer salgados por encomenda (geralmente esses são em tamanho menor e se vende a centenas).

Você pode trabalhar com a entrega dos salgados congelados ou já assados/fritos.  Procure firmar parcerias com serviços de buffet, padarias ou lanchonetes. Seja pontual na entrega das encomendas, pois essa clientela é mais exigente em relação a horários.

Com muita dedicação e boa vontade, o seu negócio será próspero.