Como Organizar a Geladeira para a Semana

Como Organizar a Geladeira para a Semana

As compras:

Isso explica bastante o motivo que deixo tudo cortadinho e higienizado: Todos os domingos vamos ao hortifruti Imigrantes. No domingo próximo a hora de fechamento eles liquidam boa parte do estoque que se deterioraria nos dias de fechamento por valores bastante atrativos (a famosa xepa).

 Normalmente são sacos grandes de frutas e verduras por um valor bem abaixo do praticado e neste pacotão sempre tem alguma fruta machucada ou bastante madura que se não consumir logo irá se deteriorar. Por este motivo chego do hortifruti e já faço a seleção.

As frutas e legumes machucados separo para processar. O que está bem inteirinho guardo, caso tenha necessidade corto mais no meio da semana e os legumes que estão machucadinhos separo para usar nos pratos congelados.

Lavo em água corrente e depois deixo de molho por 15 minutos em água com vinagre (4 colheres de vinagre por litro), enxáguo e deixo secar.

 Durabilidade das frutas cortadas na geladeira:

Acredito que o que mais causou dúvidas no pessoal foi o quanto as frutas cortadas duram na geladeira. Voltando ao dia das compras, procuro trazer para casa somente o que consumimos em 1 semana.

Algumas frutas como a melancia, o melão, o morango deterioram mais rápido. Outras como a uva, abacaxi e tangerina se conservam por um tempo maior. Maçã e Banana corto na hora para não oxidar ou faço salada de frutas com bastante suco de laranja, além de ser uma delicinha a laranja ajuda na conservação.

 Guardo em potinhos pequenos, fica prático tanto para consumir como quantificar. Por exemplo, somos em 3 e sei que normalmente consumimos por dia 1 porção de frutas e 1 de salada cada um. Então na hora da compra já calculo o que me renderia pelo menos 15 potinhos de frutas e algumas extras que deixo para cortar caso cumprirmos esta meta.

Folhas para a salada faço algo parecido, mas isso é por conta da nossa grande dificuldade em consumir saladas em todas as refeições, se eu tenho um potinho de salada para cada dia da semana acabo me obrigando a consumir. As folhas são delicadas, dos tipos de alface que já testamos a alface americana e a romana são as mais resistentes.
Lavo folha por folha, deixo de molho os 15 minutos em água com vinagre que disse anteriormente, passo por água corrente, escorro um pouco da água das folhas, forro uma mesa que fica próximo de algum lugar com bastante ventilação, disponho as folhas e espero escorrer um pouco da áua, no fim dou uma secada com papel toalha para que não reste nada de umidade, corto as folhas e porciono em saquinhos.

Guardo em potinhos e coloco na boca de cada potinho um papel toalha, guardo os potinhos de cabeça para baixo para o papel absorver qualquer umidade das folhas.

Tomate, pimentão, tomate cereja, guardo tudo já higienizado na gaveta da geladeira, aproveito e já seleciono, descarto o que tiver com aparência ruim e que possa deteriorar e contaminar os outros. Salsão e alho poró são coisas que não fico sem, uso em cozidos, carnes e refogados. Estes costumo higienizar, cortar e congelar em aberto, depois de 15 minutos transfiro para um pote de armazenamento (parte deixo na geladeira para consumir nos próximos 3 dias e parte congelo).

 Resumo da nossa semana:

Frutas cortadas:

2 potinhos de melancia,

2 potinhos de melão,

4 potinhos de salada de frutas (com vários restinhos de frutas cortadas cobertas por suco de laranja),

1 potinho de morango (que guardei sem lavar e com um papel toalha embaixo para retirar a umidade),

2 potinhos de uva já higienizadas (e como falei antes, compro no hortifruti com pequenos defeitos, estas estavam soltas do cabinho, guardei em potinhos hoje, quinta-feira ainda estão perfeitas)

2 potinhos com a polpa de maracujá para sucos

Maças e bananas sem cortar

1 potinho de uva congelada (faça esta maravilha e em dias de calor funciona como sorvetinho natural!)

Para a salada:

15 potinhos de folhas higienizadas e cortadas (nos meus potinhos tem um mix de alface americana e alface romana),

2 potinhos de tomate cereja higienizados,

1 potinho de salsão cortado fininho,

2 potinhos de cenoura e pepino cortadinhos

Salva vidas no freezer:

4 potinhos de feijão, gostosinho para a semana toda!

2 Potinhos de macarrão fusili com vegetais e carne moída,

2 Potinhos de carne moída com vegetais,

2 potinhos de carne de panela com vegetais.

 Gosto de deixar tudo á mão, mas o principal destas refeições congeladas é aproveitar o que seria perdido durante a semana. Salvo os vegetais e minhas refeições na hora da correria.

 Consumimos antes o que tem menor tempo de geladeira, por exemplo a melancia e o melão se não sair nos primeiros dias já vira suco!

Esta foi a minha semana e a forma que eu organizei, em menos de metade de um dia otimizei o tempo para uma semana inteira.

Perde nutrientes? Claro! Mas desde que saíram da terra isso já aconteceu, como disse não sou nenhuma profissional da área, sou mãe, blogueira e tenho uma vida super corrida que precisa deste cuidado de deixar tudo disponível, acredito eu que tenha mais nutrientes que um biscoito comprado no supermercado por falta de tempo!

Ficou alguma dúvida? Quer saber um pouco mais? Vou tentar me organizar para um post sobre organização das refeições toda semana, acredito que ainda temos muito o que conversar sobre isso! Me conte o que achou, deixe suas dúvidas que farei o possível para responder semana que vem!