Dieta do ovo para emagrecer

Dieta do ovo para emagrecer

A dieta do ovo é baseada em incluir de 2 a 4 ovos por dias nas refeições, tornando a dieta rica em proteínas e altamente saciante, afastando a fome por mais tempo.

O ovo deixou de ser o vilão da saúde, sendo comprovado que seu consumo diário não traz problemas como colesterol alto e aterosclerose. Ao contrário do que se pensava, o ovo ajuda a regular o colesterol e é rico em proteínas, estimulando um maior gasto de energia pelo metabolismo corporal.

Regras da Dieta do Ovo

A dieta do ovo deve durar no máximo 2 semanas, e nela os ovos são incluídos sempre no café da manhã, mas também podem ser usados em outras refeições leves ao longo do dia.

Além de aumentar o consumo de ovos, a dieta também inclui um maior consumo de alimentos frescos e leves, como saladas, frutas, frango, peixes e gorduras boas, como azeite, castanhas e sementes.

E, como em toda dieta, é proibido consumir alimentos como bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos prontos, doces, frituras, comida pronta congelada ou em pó, fast food e excessos no uso de sal.

Vantagens da Dieta do Ovo

A dieta do ovo é vantajosa por não ser tão restritiva em calorias e por manter um equilíbrio adequado no consumo de alimentos. Por ser rica em proteínas, ela gera uma maior saciedade e faz com que o metabolismo funcione melhor, queimando mais calorias.

Além disso, por não ser tão restrita e permitir um bom consumo de calorias, ela também permite a prática de exercícios leves e moderados, como caminhada, dança e musculação moderada, para ajudar na perda de peso.

Cuidados após a dieta

O ideal é que a dieta do ovo seja acompanhada por um nutricionista, que poderá indicar melhor qual a quantidade adequada de ovos para cada caso. Além disso, após as 2 semanas de dieta, é necessário manter uma alimentação equilibrada com o uso preferencial de alimentos frescos, evitando o consumo de alimentos processados.

Para acelerar o processo de emagrecimento e manter o peso e a saúde após a dieta, também é importante praticar atividade física regularmente.