Empadão Goiano Tradicional

Empadão Goiano Tradicional

Empadão Goiano Tradicional

Ingredientes:

8 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de sal

2 xícaras (chá) de água

6 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 ovos

Farinha de trigo para enfarinhar

Azeite para untar

1 gema para pincelar

1 colher (sopa) de água para pincelar

Recheio:

1/2 xícara (chá) de azeite

2 xícaras (chá) de frango em cubos

1 e 1/2 xícara (chá) de lombo de porco em cubos

2 cubos de caldo de legumes

2 cebolas picadas

2 e 1/2 xícaras (chá) de água

250g de linguiça toscana

1 cebola cortada em meia-lua

2 pimentas dedo-de-moça picada

2 dentes de alho picados

12 tomates em cubos

Sal e pimenta-do-reino a gosto

3 pães franceses em fatias médias

1 vidro de palmito picado (400g)

1 xícara (chá) de queijo de minas padrão (meia cura) ralado

4 ovos cozidos e picados

1/2 xícara (chá) de cebolinha picada

1/2 xícara (chá) de salsa picada

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o azeite, o sal, a água e leve ao fogo médio até ficar morno. Em uma tigela grande, coloque a farinha e no meio faça uma cavidade. Coloque o ovo no meio e, aos poucos, vá colocando a água com o azeite. Misture até ficar homogênea. Coloque em uma superfície enfarinhada e sove até formar uma massa lisa.

Embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 1 hora. Para o recheio, em uma panela de pressão grande, aqueça metade do azeite em fogo alto e frite o frango e o lombo até dourar. Adicione o caldo de legumes e a cebola picada e refogue mais 3 minutos. Coloque 1 e 1/2 xícara (chá) da água, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos, após iniciada a pressão e reserve. Fure a linguiça com um garfo, coloque em uma forma e asse em forno alto, preaquecido, por 15 minutos, depois retire a pele e pique com uma faca. Em outra panela, aqueça o azeite restante, em fogo médio e refogue a cebola com a pimenta e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate e refogue por mais 5 minutos.

Tempere com sal e pimenta. Coloque a água restante e deixe ferver por 10 minutos. Com um rolo, abra metade da massa e forre uma fôrma de fundo removível de 30 cm de diâmetro untada com azeite, e deixe a massa sobrar nas laterais. No fundo, coloque as fatias de pão e distribua o frango com o lombo escorridos e depois a linguiça. Distribua o palmito, o queijo, os ovos, despeje o molho de tomate e polvilhe com a cebolinha e a salsa. Cubra com a massa restante e torça as laterais para dar acabamento. Pincele com a gema misturada com a água e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.

 

Postar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *