Esfiha Integral de Escarola

Esfiha Integral de Escarola

Esfiha Integral de Escarola

Ingredientes:

 Massa:

250ml de água

½ xícara de óleo

1 ovo

1 colher de sopa rasa de sal

1 colher de sopa de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo integral

2 xícaras de farinha de trigo branca

2 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio:

150g de Catupiry (ou outro requeijão em bisnaga)1 maço de escarola picadinho

150g de bacon em cubos

4 dentes de alho picados

½ cebola picada

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Massa na mão: Bata tudo menos o fermento e as farinhas no liquidificador. Coloque o líquido numa vasilha grande. Misture o fermento na primeira xícara de farinha branca e vá acrescentando o restante das duas aos poucos até desgrudar levemente das mãos. Sove bem e vá “rasgando” a massa na bancada, até ficar bem elástica (cerca de 15 minutos pelo menos). Deixe descansar por 1 hora.

Massa na MFP: Coloque todos os ingredientes na ordem da receita dentro da cuba da MFP. Ligue no cíclo “Massas”. Eu não deixo completar o cíclo todo. Quando dá + ou – 20 minutos que ela está batendo, eu desligo e deixo crescer por 1 hora ou mais.

Recheio: Ferva um litro de água e jogue por cima da escarola picada. Escorra imediatamente e reserve. Refogue o bacon na própria gordura até dourar. Retire e deixe escorrer em papel toalha. Na gordura que sobrou na panela, refogue o alho e a cebola. Junte a escarola e tampe a panela. Mantenha no fogo, mexendo de vez em quando, até murchar. Tempere com sal e pimenta. Junte o bacon reservado e deixe esfriar. Esprema bem numa peneira para retirar todo o caldo que se formou.

Montagem: Pegue porções de massa e recheie com o refogado de escarola e um pouco de catupiry formando as esfihas. Pincele todas com as gemas batidas e leve ao forno preaquecido 180º por cerca de 25 min ou até dourar. Fique de olho para não queimarem em baixo.

 

Postar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *