Frango Assado com Batatas e Aipo

Frango Assado com Batatas e Aipo

Ingredientes:

1 frango de 2 kg

1 limão Siciliano grande

8 fatias finas de presunto de Parma ou similar

2 dentes de alho fatiados finamente

2 punhados de tomilho fresco, folhas aparadas e bem picadas

Sal e pimenta do reino moída na hora

120g de manteiga

1 kg batata descascadas e cortadas na hora

1 Aipo (salsão) descascado

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 220°c. Limpe e lave o frango mantendo pele e seque com toalha de papel por dentro e por fora. Com as mãos, separe a carne do peito da pele com cuidado para não rasgar. Com um descascador retire e pique a casca amarela do limão, é ela que dá o perfume especial a este prato, e reserve o limão.

Coloque em uma tigela as fatias de presunto rasgadas, o tomilho picado, a casca do limão o alho e a manteiga. Tempere com sal e pimenta e misture tudo formando uma pasta. Passe essa mistura no espaço que você abriu entre a pele e o peito e esfregue o que restar por dentro e por fora da ave. Corte o limão descascado ao meio e coloque dentro do frango. Asse por 25 minutos.

Enquanto isso, cozinhe levemente as batatas em água e sal por 10 minutos e escorra. Corte o aipo em pedaços irregulares, no mesmo tamanho das batatas. Passados os 25 minutos tire o frango do forno e com um garfo enfiado em sua cavidade levante e cubra a travessa com os vegetais recolocando a ave por cima. Asse por mais 45 minutos. Deixe descansar por 10 minutos e sirva com a farofa.

Enquanto a ave estiver descansando você pode preparar um molho suave retirando a gordura e reduzindo em fogo alto com um pouco de vinho ou caldo, uma fervura rápida.