Ganhar Dinheiro Entrega de Comida

Ganhar Dinheiro Entrega de Comida

Este é um modelo de negócio muito simples de se compreender, até porque o sistema delivery é algo que já se popularizou bastante em todas as regiões do Brasil. Então resumindo: Você precisará montar apenas uma cozinha ampla para preparo dos alimentos, captará os clientes e fará as entregas diariamente, portanto na maioria dos casos quem trabalha neste ramo não foca 100% na venda para consumo no local, mas sim na entrega em domicílio, no entanto não há nada que impeça você de montar um espaço um pouco maior e disponibilizar mesas e cadeiras para os clientes que desejam consumir no local. Tudo é uma questão de escolha!

A maioria dos clientes serão empresários, trabalhadores autônomos, pessoas que moram sozinhos, casais que trabalham fora o dia todo e também poderá trabalhar com a entrega de comida no local de trabalho, já que algumas empresas oferecem alimentação para seus funcionários ou os próprios funcionários preferem não ir em casa no período de meio dia. Uma boa opção de controle é criar um cadastro de clientes, onde eles possam pagar mensalmente e assim receber todos os dias o seu marmitex com os alimentos já escolhidos anteriormente. Provavelmente uma grande parte dos pedidos serão realizados pelo telefone ou pelo site da sua distribuidora de comida, então tenha opções de contato fáceis.

Os tipos de comidas para entregar

Alguns empreendedores focam na entrega de comida saudável, outros nos alimentos orientais e existe ainda quem prefere trabalhar com a entrega de pratos típicos da culinária brasileira, portanto esta última opção pode ser uma boa para seu negócio que visa entregar em domicílio. Com isso, é possível oferecer os pratos já prontos que foram criados por você ou mesmo apresentar apenas os produtos e deixar que os clientes montem seu prato desejado para aquele dia, então não poderá faltar alimentos como feijão, arroz, carne bovina, ovo, frango, calabresa, saladas, carne de porco, massas e outras opções. Inclusive é comum encontrar distribuidoras de comida que entregam também feijoada em alguns dias da semana!

Como montar um negócio de entrega de comida?

Tudo vai começar com a escolha do local e isso dependerá do modelo como o seu negócio irá funcionar. Caso você queira apenas entregar em domicílio, não haverá a necessidade de alugar um espaço muito amplo e não precisa ser exatamente no centro da cidade, mas sim em um bairro de fácil acesso e que dê uma boa visibilidade para sua empresa.O próximo passo será equipar a sua cozinha com todos os acessórios necessários, como fogão, freezer, geladeira, uma mesa grande, liquidificador, panelas e uma série de outros produtos tradicionais para usar em uma cozinha. A contratação de colaboradores também será algo inevitável, como uma cozinheira, auxiliares e outras mais caso seja necessário.

A tendência é que seu investimento inicial irá ficar na faixa dos R$ 50 a R$ 120 mil Reais para iniciar algo de pequeno/médio porte. Uma alternativa também nesta faixa de preço é a franquia Brasileirinho Delivery, que é uma empresa especializada no ramo e que tem como meta expandir suas lojas para todo o Brasil neste ano, então pode ser uma oportunidade para implementar aí na sua cidade e oferecer algo que já é sucesso em muitos lugares, com uma marca consolidada e com produtos de altíssima qualidade.

Realizando a entrega dos alimentos

Se você quer ter sucesso com a entrega de comida, então divida o seu foco entre o preparo dos alimentos e a entrega, já que estamos falando de algo que precisa ser entregue diariamente no horário certo é fundamental ter uma equipe pronta e ágil para melhor atender a clientela. Antes de tudo a comida será preparada, embalada em recipientes de isopor, alumínio, plástico ou de papel (como a Brasileirinho Delivery oferece) e será repassada aos entregadores que irão até as residências ou empresas para concluir a tarefa. Com base nisso a contratação de entregadores vai depender do tamanho da sua cidade e da clientela em si, sendo que para agilizar as entregas elas costumam ser realizadas com motocicletas.

Dicas para ter sucesso entregando comida

Naturalmente existe uma infinidade de dicas que eu poderia estar destacando aqui para quem pretende trabalhar com a entrega de comida, mas eu selecionei 4 pontos importantes que certamente farão uma tremenda diferença no crescimento e estabilização da sua pequena empresa no mercado:

Variedade de pratos: Ser específico em um segmento é muito importante, como a comida brasileira por exemplo, mas ter vários pratos disponíveis é algo fundamental para conseguir atender todos os tipos de pessoas e se destacar ainda mais neste mercado de alimentação. Até porque as pessoas não querem comer a mesma coisas todos os dias!

Higiene: Foque muito na higiene, porque muitos clientes vão querer conhecer os procedimentos de preparo da comida, a vigilância sanitária irá fiscalizar o seu estabelecimento e um descuido na higiene pode ser fatal para seu pequeno restaurante delivery. A minha dica é que invista em um treinamento de higiene e manipulação de alimentos para treinar a sua equipe.

Compromisso: Não há nada pior que estar “morrendo de fome”, sonhando com aquele prato e o entregador simplesmente não ir ou chegar muito atrasado. Então a partir do momento que você firmou contrato com um cliente, é preciso ter compromisso e jamais sobrecarregue seus entregadores, pois de acordo for aumentando os clientes é necessário contratar também mais pessoas.

Divulgação: Por mais bom que seja os seus alimentos e por mais rápida que seja a entrega, dificilmente o seu negócio atingirá um patamar alto se não mostrar sua cara ao público alvo. Portanto a divulgação ter um poder incrível e principalmente no inicio ela será fundamental para dar um Up no seu negócio. Poderá usar a internet para divulgar, anúncios em jornais, carro de som, anunciar em um programa de rádio ou algo do tipo.

Para encerrar eu só posso lhe desejar muito sucesso neste novo negócio, espero sinceramente que as dicas de hoje tenham sido úteis e que você possa se inspirar ainda mais para dar os primeiros passos. O meu conselho é que coloque em prática a sua ideia de trabalhar com a entrega de comida e aproveite, porque este mercado está super em alta e pode gerar bons lucros!