Moda para Executivas Looks de Trabalho

Moda para executivas Looks de Trabalho

As mulheres estão cada vez mais poderosas, ocupando cargos de chefia antes inimagináveis. Mas independente da posição ocupada é cada vez maior o número de mulheres no mercado de trabalho, ambiente antes predominantemente masculino. Com essa invasão feminina no mercado profissional surgem as dúvidas de como se vestir, como estar adequada a um entorno mais formal sem abrir mão da personalidade.

Já se sabe que apresentação pessoal é importantíssima no mercado de trabalho, pois através do visual você pode passar mais segurança e confiabilidade (ou o inverso, se não estiver vestida adequadamente). A roupa pode servir também de desempate entre dois profissionais de qualificações semelhantes, pois uma executiva com look impecável vai causar uma melhor impressão!

Atualmente as executivas têm uma ampla opção de modelos, tecidos, cores e acessórios para compor um visual moderno, elegante e confortável, sem perder a formalidade necessária. Elas não precisam ficar mais limitadas ao terninho preto com blusas brancas ou cinzas por medo de errar, e não passar uma imagem formal e de respeitabilidade, caindo na armadilha do “pretinho básico”.

Dicas de ouro para estar sempre bem vestida:

Os acessórios estão entre seus grandes aliados para equilibrar a formalidade e trazer mais personalidade aos looks

Respeite sempre seu tipo físico; Conhecer seu tipo físico e o que mais se adequa a ele é uma das regras de ouro do estilo. Nada de roupas folgadas de mais que aumentam a silhueta e passam impressão de desleixo ou apertadas em demasia, pois ficam marcando as formas do corpo e também deixam as gordurinhas saltando.

Evite decotes e roupas muito provocantes, afinal é o seu talento profissional que precisa ser reconhecido;

Se estiver começando em uma nova empresa, verifique se a mesma sugere um dress code específico. Observe as executivas que já trabalham no setor, principalmente as de cargo acima do seu .

Adquira peças curingas e de preferência com um bom corte e bom tecido. Assim, a base do look estará pronta. Depois, se o dress code da empresa permitir, é só complementar o look com alguns acessórios para criar um visual mais moderno; Mesmo que já tenha usado as peças por diversas vezes basta inovar com um xale, um lenço, um maxi colar que está super na moda e até em outros acessórios.

A roupa ideal é aquela que chega inteira ao fim do dia. É aquela com que você consegue trabalhar, ir a um almoço e ao happy-hour.

Aposte em blazers, malhas finas, camisas e blusas em conjunto com calças e saias “lápis”, sapatos cômodos e clássicos (Channel e Escarpin), coletes, vestidos de modelo tubo, bijuterias finas, jóias clássicas e lenços (que estão aí com tudo). Sempre opte pelos tons neutros e evite muitas estampas. Isso não quer dizer que você não possa usar um conjunto vermelho, mas ele ficará bem melhor sem uma blusa de oncinha…

Salvo sua roupa íntima, mantenha longe do trabalho todo e qualquer tecido que tenha mais de 10% de elastano, lycra, ou afins em sua composição. Em outras palavras, não use nada que tenha no corpo uma forma maior da que tem quando está no armário.

Se você trabalha em escritórios ou consultórios (ou em qualquer outro ambiente tão formal quanto), são proibidos: fendas, decotes, transparências, maquiagem carregada e saltos muito altos. Evite também as blusas tomara-que-caia e de um ombro só. Para alguns deve-se evitar até as sandálias, preferindo  o uso dos sapatos tipo Peep Toe. O Escarpin ainda é o calçado que mais impõe respeito

REGRA DE OURO – Ter bom senso!!!!

Se você está em posição de chefia, opte por tecidos e modelos mais estruturados como blazeres e para contrabalançar a sobriedade do visual, blusas de tecidos como a seda com estampas discretas. Looks mais estruturados vão passar mais segurança para seus colaboradores.

Evidencie os ombros com costuras, ombreiras (discretas) e até babadinhos ( também sem exagero). Ombros mais largos dão impressão de maior responsabilidade.

Dicas de estilo

Prefira estampas discretas e atemporais;

Dependendo da empresa, você até  pode usar estampas mais fashion como florais e animal print, mas, sem exagerar

Opte por tecidos nobres

Combine a cor do sapato com uma das cores que tem na roupa

Brinque com acessórios mais coloridos para iluminar o visual, como cinto fino vermelho ou dourado, lenços estampado,  sapatos em azul Royal, mas lebre-se evite exageros!

Cuidado para não errar nos detalhes

Mesmo as executivas que já estão na profissão há algum tempo, às vezes ficam inseguras quando, por exemplo, mudam de empresa ou assumem um novo cargo. Agora você está pronta para acertar nas combinações e saber como se vestir apropriadamente nas mais variadas situações de negócios e saber como se vestir apropriadamente nas mais variadas situações de negócios.