Pré-diabetes: Saiba o Que é e Quais os Sintomas

Pré-diabetes: Saiba o Que é e Quais os Sintomas

Você já ouviu falar em “pré-diabetes”? Saiba mais sobre os sintomas e as características desse mal.

O que é pré-diabetes?

É quando o açúcar no sangue é maior do que o normal, mas não é alto o suficiente para ser chamado de diabetes. Você não vai necessariamente notar quaisquer sintomas – você pode tê-la e não saber.

Um exame de sangue simples pode dizer-lhe se você fizer. Você está em risco se tiver excesso de peso, mais de 45 anos e não fizer exercícios.

Isso torna você mais propensos a ter diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, mas você pode tomar medidas para mudar isso.

Como evitar a pré-diabetes?

Perca peso

Se você perder apenas 7% do seu peso corporal, isso pode fazer uma enorme diferença (que é apenas 14 quilos para uma pessoa de 200 quilos). O primeiro passo é comer alimentos saudáveis com menos calorias. Comece a manter o controle de seu peso, melhorar seus hábitos alimentares e fazer atividades físicas.

Coma saudável

Uma boa regra é preencher metade do seu prato com legumes não amiláceos (espargos, couves de bruxelas e cenouras, entre muitos outros). Um quarto do seu prato deve ter alimentos ricos em amido (como batatas, milho ou ervilhas). O quarto restante deve ser proteína – frango, peixe ou feijão. Seja extremamente cuidadoso com carboidratos, como massas – eles podem aumentar o açúcar no sangue.

Faça exercício

Você vai perder peso mais rápido e se sentir melhor se queimar mais calorias.

Você não precisa treinar para uma maratona: uma rápida caminhada de 30 minutos cinco vezes por semana pode ser suficiente.

Um colega de treino às vezes pode ajudá-lo a manter uma rotina, então chame um amigo. Exercícios aeróbicos (caminhada, natação, dança) e treinamento de força (levantamento de peso, flexões) são bons para isso. Um pouco de ambos é melhor ainda.

Durma bem

A quantidade certa sono ajuda a manter o açúcar no sangue em níveis saudáveis. Se você não consegue dormir, acorda muito cedo ou dorme menos de 5 horas por noite, é mais provável que sofra de diabetes.

Dormir  cerca de 7 ou 8 horas por noite é  o ideal. Para um sono bom, não tome álcool ou cafeína no final do dia, mantenha horas de sono regulares, bem como tenha uma rotina calma e tranquila na hora do sono.

Não fume

Se você fuma, agora é a hora de parar. Fumantes são 30% a 40% mais propensos a ter diabetes tipo 2 do que os não-fumantes. E se você tiver diabetes e ainda fuma, seus sintomas podem ser piores e seu nível de açúcar no sangue pode ser mais difícil de controlar.

Medicação

Certas drogas podem ajudar com os níveis de açúcar no sangue e obesidade, bem como colesterol alto e pressão arterial elevada. E você é pode ter essas referidas doenças se está com pré-diabetes. Logo, tome os seus medicamentos como prescrito – isso pode melhorar a sua saúde e ajudá-lo a viver mais tempo.

Encontre suporte

Quando você tem pessoas para compartilhar seus dias bons e ruins, isso pode fazer uma grande diferença. Podem ser seus amigos ou outros grupos de ajuda.