Trabalhar Fabricando Velas

Trabalhar Fabricando Velas

A vela é um tipo de produto que, com o passar do tempo, vem agregando diferentes formas de aplicação e utilização. Como são produtos de consumo contínuo, pois se esgotam na medida em que são utilizados, a fabricação de velas é reconhecida como uma oportunidade de negócio para os empreendedores.

O nível de concorrência no mercado produtor de velas é bastante expressivo. Por isso, é importante que o empreendedor avalie o campo produtivo em que irá atuar, com a produção de velas comuns e/ou de velas diferenciadas.

É crescente a demanda por velas decorativas e votivas, por exemplo, e as velas comuns têm demanda constante com picos de venda em determinados períodos do ano.

Entende-se como velas comuns as velas lisas, em diferentes tamanhos. E como velas diferenciadas considera-se as velas que busquem atender um nicho mais específico de mercado como velas votivas, velas aromáticas, velas decorativas, velas coloridas, velas exotéricas, entre outras opções.

Buscando atender a demanda por produtos cada vez mais diferenciados, muitas empresas desenvolvem também linha de velas artesanais.

O empreendedor deverá, ao elaborar seu plano de negócio, definir qual o seu público-alvo, para planejar adequadamente os produtos a seres fabricados em vistas a atender suas necessidades e expectativas.

Para melhor conhecer o ramo de fabricação de velas, é indicado e importante trocar ideias com empresários e organizações do setor, a fim de evitar erros que podem prejudicar o futuro negócio. Para isto, sugere-se participar de eventos relacionados ao tema ou frequentar associações e similares.

Uma Fabrica de Velas é um tipo de negócio que deve se desenvolver conforme práticas sustentáveis. Assim, uma Fábrica de Velas pode se desenvolver como um empreendimento sustentável ao se atentar para alguns elementos característicos da sustentabilidade para negócios:
– Deve ser economicamente viável: um negócio sustentável é um negócio economicamente viável, ou seja, um empreendimento que mantém suas atividades pelos resultados alcançados em seu ciclo operacional e financeiro. Uma empresa economicamente viável é aquela que gera os resultados necessários para se manter em funcionamento e atender as necessidades e expectativas dos empreendedores envolvidos.
– Deve ser ambientalmente correto: o respeito ao meio ambiente é fundamental em todos os processos de trabalho, desde a compra da matéria-prima, o processo produtivo, o descarte de resíduos de fabricação, entre outros aspectos.
– Deve ser socialmente justo: uma Fábrica de Velas deve se relacionar de forma justa socialmente, favorecendo a ampliação do bem-estar social. Gerar e manter empregos, fazer parcerias com projetos sociais para busca de mão de obra, por exemplo, são práticas sustentáveis que uma empresa pode adotar.

Atrelado ao aspecto social, um negócio sustentável é também aquele que é culturalmente aceito e diverso, ou seja, um empreendimento que valorize e fortaleça a cultura local, respeitando e reconhecendo a diversidade de seus múltiplos elementos. Investindo na fabricação de velas diferenciadas, os aspectos culturais podem ser estudados e valorizados nos formatos, nas cores, nos aromas utilizados, por exemplo.

Desenvolvimento sustentável é entendido como o desenvolvimento que ocorre sendo capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

A parafina, matéria-prima muito comum na fabricação das velas, é um material derivado do petróleo e, constantemente são buscadas alternativas para uma produção mais ecológica e sustentável de velas. Nestes casos busca-se utilizar ceras vegetais, derivadas do óleo da palma, do girassol, da soja, de arroz e andiroba, por exemplo, em especial nas velas artesanais.

Hoje existem também as velas eletrônicas, feitas de LED, que se mantêm acesas com auxílio de uma bateria, que pode ser trocada, sendo que algumas são até sensíveis ao sopro e apagam como as velas tradicionais. Outras nem precisam de bateria, carregam quando expostas à luz do sol.

Como ser percebe o mercado de fabricação de velas permite desenvolver novas opções de produtos que atendam as tendências e expectativas dos clientes.

Ameaças e oportunidades

Para abrir uma Fábrica de Velas é preciso que os empreendedores se preparem para analisar possíveis riscos do negócio e, a partir daí, elaborar estratégicas que diminuam as ameaças e aumentem as possibilidades de atrair e aproveitar oportunidades para favorecer o sucesso da empresa.

As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.

As ameaças para o negócio são definidas como situações não controláveis pelo empreendedor e que podem interferir de maneira a reduzir ou impedir os resultados esperados para o negócio.

Para a identificação de ameaças e oportunidades é importante ficar atento às mudanças na economia, aos sinais do mercado, às novas tendências dos consumidores, ao mercado concorrente, e ao mercado fornecedor, pois se uma matéria prima for extinta, estiver escassa ou com má qualidade, pode alterar o custo e a qualidade do produto. O conhecimento real das possibilidades de sucesso, considerando a busca de informações para identificar oportunidades e ameaças, somente será possível através de pesquisa de mercado.

Para conhecer melhor o mercado, sugere-se a realização de uma pesquisa, que não precisa ser sofisticada, dispendiosa – em termos financeiros – ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar as preferências e expectativas daqueles que se esperam como clientes da Fábrica de Velas, como atuam os fornecedores e os concorrentes, entre outros fatores.

O risco de iniciar as atividades de uma Fábrica de Velas sem se dedicar a conhecer o mercado consumidor, concorrente e fornecedor aumenta exponencialmente.

São possíveis ameaças para Fábricas de Velas:

> Crises econômicas – podem afetar todos os setores da economia, custo de matéria-prima, queda nas vendas, por exemplo. As crises também interferir na capacidade financeira de investimento no negócio.
> Concorrência – a capacidade produtiva, qualidade e versatilidade do mercado concorrente em se adaptar as mudanças e criar novos produtos precisam ser constantemente analisadas.
> Mão de obra não qualificada – aspecto que compromete a qualidade final dos produtos. Verificar a necessidade de mão de obra qualificada e opções de capacitação.
> Importação de velas – tem sido crescente a importação de velas.

Algumas oportunidades que podem ser vislumbradas para Fábricas de Velas:

> Atuação em nichos de mercado – pesquisar, identificar e elaborar produtos que atendam necessidades de grupos específicos de clientes.
> Desenvolver linha de produtos ecologicamente corretos – utilizar matéria-prima ecologicamente correta e demais atributos necessários para tal produção.
> Implantação e desenvolvimento de um negócio sustentável – adotar práticas sustentáveis para implantação e gestão do negócio.
> Associação a comunidades e projetos sociais locais – para busca de mão de obra, visando à geração de emprego e/ou trabalho e renda, por exemplo.
> Exportação – conforme planejamento do empreendedor pode ser uma oportunidade. Os produtos deverão atender normas e padrões internacionais.

Conduta fundamental para o empreendedor: buscar constantemente informações no seu mercado de atuação para identificar ameaças e oportunidades de negócio.

A criatividade por parte do empreendedor ou do designer, que atuarão com a criação dos modelos/moldes e novos formatos de velas será um diferencial, já que a inovação na criação de novos produtos e modelos deve ser constante, bem como é indicado elaborar modelos que traduzam beleza e segurança na queima e que tragam seu conceito estilo e beleza.

O empreendedor de uma Fábrica de Velas deverá procurar o uso exclusivo de matéria-prima de primeira qualidade, o que significa comprar de fornecedores autorizados e que representem segurança, além de estarem legalmente instalados. Isto porque a principal matéria-prima (parafina), por ser um subproduto de petróleo, é revendida exclusivamente por agentes autorizados pela Petrobrás.

O treinamento da mão-de-obra também é parte fundamental do processo. O funcionário pode entrar como aprendiz e só depois de certo tempo pode se tornar um operador oficial de manipulação de parafina quente e fabricação de velas.

Atualmente o mercado oferece vários cursos para qualificação e aperfeiçoamento na área de fabricação de velas. Para o empreendedor e para os colabores, quanto mais todos conhecerem sobre a fabricação de velas, melhor será para o desenvolvimento do negócio. É indicado que o empreendedor invista em capacitação.

A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento, principalmente no início das atividades.

O empreendedor deve garantir uma produção equilibrada e variada de seus produtos dentro da capacidade de produção de sua fábrica, pois o excesso de produtos para pronta entrega pode gerar encalhes. Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir seu mix de produção e o mercado a ser atingido.

Em relação ao planejamento do negócio é importante que se faça uma avaliação do potencial do mercado que se pretende atingir e de que forma esse mercado poderá ser suprido por sua empresa. Ou seja, antes de iniciar a produção avalie todo o ciclo de produção da Fábrica de Velas, desde a obtenção da matéria-prima até as perspectivas para a comercialização do produto.

Procure fidelizar a clientela, consumidor final ou não, com ações de pós-venda.

O empreendedor deve ser criativo e ousado validando conceitos de comunicação inovadores, de forma que consiga manter o empreendimento em evidência no mercado e diante dos consumidores atuais e potenciais.

Planeje e monitore a Fábrica de Velas com foco no desenvolvimento sustentável do negócio.