Trabalho Freelancer

Trabalho Freelancer

Você tem a sensação de que seu salário não é capaz de suprir todas as suas necessidades? Pois fique tranquilo, essa não é uma exclusividade sua! Com a crise financeira que o Brasil vem enfrentando e o crescimento constante da inflação, muitas pessoas perderam seu poder de compra. Por esse motivo, muitos brasileiros estão tentando encontrar formas de ganhar uma renda extra.

A boa notícia é a Internet vem conectando cada vez mais pessoas e, hoje em dia, qualquer um pode vender seus trabalhos sem sair de casa. A consequência é uma alta cada vez maior dos profissionais freelancers, aqueles que não têm vínculo com nenhuma empresa.

Quais as vantagens de ser um freelancer?

O profissional freelancer não tem um horário de trabalho definido e nem um local. Pode trabalhar quando quiser e de onde quiser. A maioria exerce suas atividades autônomas de casa mesmo, na frente do computador.

Uma das maiores vantagens de se trabalhar como freelancer é a possibilidade de fazer o seu próprio horário, sem ter que se preocupar com as formalidades de uma empresa, como cartões de ponto, vigilância de um chefe imediato, entre outros.

Onde posso encontrar trabalhos freelancer?

O trabalho freelancer tem sido muito popularizado entre profissionais de Comunicação, Design, Marketing, Programação e Tecnologia da Informação. se você for de alguma dessas áreas, certamente poderá aproveitar a demanda crescente.

Você pode anunciar seu trabalho utilizando as suas redes sociais, mas também pode contar com a ajuda de sites especializados em conectar freelancers e clientes. Todos são bem práticos e possuem todo o tipo de demandas. Alguns exemplos mais populares são:  99 Freelas,  Buscafreela, Freelancer e Bicos Online.

Como devo me organizar para ser um bom freelancer?

Trabalhar de casa é tão cômodo e confortável que até parece um sonho, não é mesmo? Mas cuidado, pois existem algumas armadilhas. Estando em sua própria casa, você precisa separar muito bem as atividades pessoais das atividades profissionais.

Se o trabalho como freelancer será sua atividade principal, você precisa tomar cuidado com o horário. Não se acomode e deixe as atividades para depois daquele programa que você adora assistir na televisão.

Mesmo não precisando bater ponto, é importante que você estabeleça uma rotina. Faça seus horários de modo que possa fazer exercícios antes ou depois do trabalho. Programe seu horário de almoço com antecedência e planeje se vai fazer a refeição em casa ou se vai almoçar fora.

Se você utilizar a atividade autônoma como complemento do seu trabalho formal, fique atento para não perder prazos de entrega. Certamente você precisará abrir mão de algumas atividades de lazer no fim de semana, mas, acredite, valerá a pena!

E nunca se esqueça do seu cliente: você assumiu um compromisso com ele. Jamais atrase a entrega de um trabalho, pois isso significará a perda de bons negócios no futuro. Se não tiver maneira alguma de evitar o atraso, seja sincero: converse com o cliente e explique o que ocorreu. Então, resolvam juntos quais serão os próximos passos.

Como aproveitar a renda extra?

A renda extra gerada pelo trabalho como freelancer deve complementar o seu salário e dar conta das suas dívidas. Priorize o pagamento delas, para ficar mais tranquilo.

Se você vai adotar o trabalho autônomo como atividade principal, procure um investimento para garantir sua aposentadoria no futuro. Você poderá se arrepender se não cuidar da sua chegada à terceira idade.