Venda de Bijuterias

Venda de Bijuterias

Não existem dados exatos quanto ao quantitativo de Lojas de Bijuterias no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais – IBGM existem cerca de dezesseis mil empresas neste ramo entre fábricas e lojas, abaixo demonstrada a composição:

DADOS IBGM: CADEIA PRODUTIVA – NÚMERO ESTIMADO DE EMPRESAS EM 2012

INDÚSTRIA

Lapidação / Obras de pedras 350

Joalheria ouro e prata 1.100

Folheados e bijuterias 2.450

Total Indústria 3.900

VAREJO 12.000

*Não inclui ateliês de design e ourives, nem micro empreendedor individual.

As empresas que compõem a Cadeia Produtiva, tanto na indústria quanto no varejo, são compostas basicamente, por micro e pequenas empresas, responsáveis por mais de 96% do universo.

Este é um segmento de negócio caracterizado pelo excesso de concorrência principalmente de pessoas que atuam informalmente como, por exemplo, os camelôs. O empreendedor deve fazer um estudo de viabilidade em sua região, identificando as empresas já instaladas, o tipo de produto oferecido e o volume de potenciais consumidores. É importante ressaltar que a rentabilidade de uma Loja de Bijuterias se dá com um grande volume de vendas, uma vez que, a maioria dos produtos tem baixo valor de venda. Vide abaixo dados do IBGM sobre informalidade estimada no setor.

DADOS IBGM: INFORMALIDADE ESTIMADA DO SETOR

Embora tenha se reduzido nos últimos anos, a informalidade continua elevada, tanto na produção quanto na comercialização, onde os vendedores autônomos (sacoleiras) têm forte participação, inclusive com a utilização crescente de mercadoria estrangeira. Atualmente está estimada em cerca de 30% do mercado, devido principalmente à alta tributação e aos baixos tetos de faturamento do SIMPLES.

Ameaças e oportunidades

As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento. O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.

Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa – em termos financeiros – ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região, em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Loja de Bijuterias.

Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das lojas existentes; comparar as características dos potenciais clientes. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.

Oportunidades:

– As bijuterias atraem diversas classes sociais; as ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.

Ameaças:

– Concorrência de pessoas que atuam informalmente no mercado de bijuterias;
– Necessidade de um alto volume de vendas para ter um lucro significativo.